velha europa
Voltamos há mais de um mês, mas muitos detalhes das férias ainda permanecem vivos na memória sensorial. Alguns vão se apagando, mas para certas coisas a gente sempre vai olhar de forma diferente.
Vinho passou a carregar toda a história de sua origem e todo o sentimento que associamos ao lugar.
Sentir no rosto a força do vento que sopra em multiplos de tres dias na região do Luberon faz parte de entender o sabor de um Chateneuf du Pap.
Andar pelas florestas e vilarejos de pedra cor de mel dos Pirineus ajuda a apreciar a robustez de um Rousillon, e quando se observam as pequenas e indefesas vinhas que sobrevivem no limiar entre a terra e o mar na cidade de Colares começa a verdaderia compreensão pelo delicado sabor do vinho que dali sai. Estas observacões vem do meu instinto, pois de vinhos pouco entendo.
Cada pais não é mais a soma de suas partes e sim os detalhes que se perdem quando a gente vai como turista sem se aventurar pelas veredas desconhecidas. Por isso foi tão bom andar de carro, passear nas ruas como se pertencendo a elas, tentar falar a lingua de cada lugar, e comer as coisas que nos foram oferecidas. O coelho no vinho, o foie grass, o confit de pato, os scones com devon cream, o cozido a portuguesa, o leitão, a pizza....delicias que aos poucos tento copiar.
Desde que voltei, já relatei fragmentos da viajem quando me perguntaram. Mas o que percebo frequentemente é que mais do que ouvir minha experiencia, as pessoas gostam de refletir sobre suas proprias. Desde a amiga que ao ouvir falar sobre Paris, logo partiu para contar as aventuras que acabou de ter a sós com sua filha, o amigo que re-lembrou uma antiga paixão em Barcelona, até uma tia que me contou em detalhe uma viajem que fez pela europa no ano de 1990. Essas pessoas ainda não sabem sobre a nossa, mas fiquei feliz de ser motivo de elas voltarem ao passado. Provavelmente eu vou lembrar muito desta viajem e soltar detalhes no futuro, quando alguem voltar de um dos lugares onde eu fui.
Então, para os que quiserem saber,vou tentar escrever sobre cada lugar e postar uma receita copiada e já testada em casa. Assim quem quiser pode tentar em sua propria.