Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

05 March 2006

dois presidentes

Dois presidentes.
Nos Estados Unidos, o G.W. Bush nascido em berço de ouro seguiu os passos de seu pai e avô e se formou na Yale, uma das Ivy League. Há quem diga que o diploma foi comprado, assim como a eleição, mas eu não sei dizer. A cada vez que o escuto falar em publico, me pergunto sobre sua educação - a básica mesmo, de kindergarten. Depois de várias tentativas frustradas em diversas profissões, ele foi eleito governador do Texas e por um tempo parecia que as balanças da justiça estavam em pleno equilibrio: Texas merecia Bush e Bush merecia Texas. Ate que chegou uma das mais polemicas eleições da história doa USA, e a Corte Suprema precisou intervir decidindo parar a recontagem dos votos assim garantindo que ele se elegesse Presidente. Foi o unico presidente americano que assumiu o posto enquanto os protestos ecoavam nas ruas ao redor da Casabranca.
No Brasil, Lula não estudou. Nasceu pobre, perdeu um dedo trabalhando como operário, fundou um partido, foi lider sindical e depois de algumas tentativas, conseguiu chegar a presidencia. A posse foi uma catarse coletiva, o mundo se comoveu com o brilho que irradiava esperança dos olhares do sofrido povo brasileiro. Finalmente, fora acesa a chama da democracia. Finalmente um verdadeiro representante do povo brasileiro ocuparia o Palácio do Planalto.
Estes dois homens lideram grandes nações. Mas, enquanto o Lula se atropela com uma euforia singela, o Bush entrega suas perolas com a prepotência de quem tem a posição garantida no panorama politico Americano.

GEORGE W BUSH
"I have made good judgments in the past. I have made good judgments in the future."

"The future will be better tomorrow."

"We're going to have the best educated American people in the world."

"For NASA, space is still a high priority."

"It isn't pollution that's harming the environment. It's the impurities in our air and water that are doing it."

"It's time for the human race to enter the solar system."


LUIZ INACIO LULA DA SILVA
"Estou vendo aqui companheiros portadores de deficiência física.
Estou vendo o Arnaldo Godoy sentado, tentando me olhar, mas ele não pode me olhar porque ele é cego. Estou aqui à tua esquerda, viu, Arnaldo! Agora, você está olhando pra mim... "

"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta."

"Estou surpreso porque, quem chega a Windhoek (Namibia), não parece que está num país africano".

‘O Brasil só não faz fronteira com Chile, Equador e Bolívia."

"Todo brasileiro tem motivos para se sentir otimista.
As perspectivas só são ruins para os desempregados."

Só rindo mesmo!