Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

10 December 2007

Papai Noel

Hoje passei por uma agencia dos Correios para despachar uma encomenda de natal.
Enquanto esperava, percebi que um senhor estava no balcão olhando uma pilha de cartas escritas a mão.
Fiquei curiosa.
Descobri que se tratava de cartas que são enviadas para o Papai Noel e que acabam nas mãos de agentes dos Correios pelo país afora. Mais interessante foi descobrir que cada cartinha é catalogada de maneira que o endereço de origem seja mantido em segredo, e guardado com um plano que me impressionou: os Correios se propõem a entregar nos endereços remetentes de cada carta, sem custo, os presentes que estas criancas pedem, se o cidadão comum quiser comprar o presente como um Papai Noel anónimo.
Pedi as cartinhas.
Li algumas e me decidi por duas. Uma era de uma garotinha de 6 anos que pedia ao papai Noel para ajudar a soltar o pai dela que estava preso, e cuja prisão tinha deixado a mãe triste. Ela pedia tambem que Papai Noel lhe desse uma roupinha e um sapato. A outra cartinha que escolhi era de um garotinho que só queria um tennis.
Foi dificil ler aquelas cartas. Na maioria são de crianças que depositam ali toda a esperança de um natal normal, onde o Papai Noel faz sua mágica e satisfaz o desejo que suas vidas privadas de luxos não comportam. O pedido da garotinha em especial me emocionou, porque esteve até disposta a abrir mão de seus previlégios de criança, em função de ver o pai fora da prisão e a mãe alegre de novo.
Se você quiser ser um Papai Noel anónimo, passe em qualquer agencia dos correios.
Ninguem vai lhe agradecer, e a criança que receber seu presente jamais vai saber que não foi o Papai Noel que o levou até ela via Correios. Mas, se você for coração molinho como eu, vai sentir que seu presente beneficiou a você mais do que aos Wilsons ou as Stephannys.

09 December 2007

as vidas dos outros


Fui ver este filme hoje.
Sem espectativas, e em uma sala de cinema quase vazia.
Ultimamente, ir ao cinema tem sido bem dificil para mim, por conta um habito que complica a minha capacidade de me envolver na história. Esse hábito tem a ver com falta de capacidade de manter a concentração se alguem ao meu redor conversa durante o filme. E parece que no geral, as pessoas não vêm necessidade de manter o silencio e se absorver no que acontece na tela. Este é um problema para o qual ainda não consegui achar solução. Portanto, tenho limitado minhas idas ao cinema. Estou ficando velha e chata, talvez.
Mas hoje, consegui escolher um filme que atraiu pessoas que realmente foram para o assistir. Só no final eu percebi que o cinema esteve quieto, e as pessoas observaram a tela com aquela avidez que eu mesma julgava não ser mais possivel em um cinema comum, e sem estarmos na Mostra rodeados por outros cinefilos.
Como uma sinfonia bem cadenciada, a historia vai se desenvolvendo e os personagens se revelam. No final, sai do cinema sentindo uma espécie de inspiração que raramente sinto. Tenho vontade de fazer um filme. A ultima vez que senti isso foi quando assisti "Fale Com Ela". Ou "Pequena Miss Sunshine".
A história passa-se na fase final do regime comunista que dominou a Alemanha Ocidental por mais de 40 anos. Conta a história de dois homens que para serem honestos perante si mesmos e perante o sistema que apoiam, precisam recorrer a atos desonestos e infieis ao proprio sistema. Não vou entrar em detalhes sobre o filme, para não entregar a história que merece ser vista em primeira mão por quem quiser.
Primeiro filme de Florian Henckel Von Donnersmarck
Talvez seja o meu filme favorito deste ano.