Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

02 July 2007

Assistam Todos


Este final de semana vi o documentário do Al Gore "An Inconvenient Truth". Como já ganhou o Oscar e tanta gente elogiou, comecei a assistir já "preparada" de certo modo para o que vinha. O filme é nada mais do que uma palestra sobre o aquecimento global (que o Gore já dá há muito tempo) com um ou outro segway para um episódio pessoal. Mas, mesmo sabendo o que a gente vai assistir, chegamos ao fim do filme com uma sensação de urgência. Algo precisa ser feito e logo. Eu quero que meu filho usufrua deste planeta, e que tenha o prazer de andar de mãos dadas com os filhos dele no coração de uma floresta.
No encarte da caixa (feita de papel reciclado) há uma lista de coisas simples que todos nós podemos fazer AGORA. Coisas que multiplicadas já garantem que alguma porcentagem de mudança aconteça. Por menor que ela seja.

Dez Coisas a Fazer (e o quanto dióxido de carbono vai evitar com cada uma delas)

1- TROQUE UMA LAMPADA - trocando uma comum por uma fosforescente poupa 68kg de dióxido de carbono por ano

2- DIRIJA MENOS - compartilhe carona, ande a pé ou de ônibus poupando 0,8kg de dióxido de carbono por kilometro

3- RECICLE MAIS - reclicaondo metade de seu lixo doméstico, pode poupar até 1,088kg de dióxido de carbono por ano

4- REVISE SEUS PNEUS - calibre bem e seu consumo de gasolina pode baixar até 3% - cada galão de gasolina economizado evita 9kg de dióxido de carbono na atmosfera.

5- NA HORA DE ENCHER O TANQUE PREFIRA O ALCOOL.

6- USE MENOS AGUA QUENTE - aquecer agua requer uso de muita energia. instale um chuveiro de baixo fluxo e lave suas roupas com agua frioa - poupando 226kg de dióxido de carbono por ano.

7- EVITE PRODUTOS COM MUITAS EMBALAGENS - Poupe 554kg de dióxido de carbono reduzindo seu lixo em 10%

8- AJUSTE SEU TERMOSTATO - diminuindo apenas 2 graus no inverno ou subindo 2 graus no verão vai economizar 900kg de dióxido de carbono por ano. Use ar condicionado apenas quando necessário. Instale moquiteiros no seu quarto.

9- PLANTE UMA ARVORE - uma unica arvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo da vida.

10- DESLIGUE OS APARELHOS ELETRONICOS - desligando a sua televisão, DVD, stéreo e pc quando não estiver usando você economiza milhares de metros cubicos de dióxido de carbono por ano.

SEJA PARTE DA SOLUÇAO.