Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

10 December 2006

bispo

Uma manhã de domingo alguns anos atras fui pela primeira vez até o mosteiro de são bento para ouvir cantos gregorianos ao vivo. Desde então repeti o programa algumas vezes e com essa trilha sonora é fácil me imaginar na europa do "nome da rosa" de umberto eco. Recomendo uma visita. E como não só de preces vive a alma, recomendo uma passagem pela loja da sacristia onde se encontram os pães e bolos mais deliciosos, produzidos pelos próprios monges.
http://www.mosteiro.org.br
Mas voltando a minha primeira vez no mosteiro, logo depois da liturgia caminhei um pouco pelo centro. Aos domingos sem o movimento caotico a beleza da cidade aparece. No prédio do Banco do Brasil um cartaz apresentava uma mostra intitulada "ordenação e vertigem" e minha curiosidade me levou a entrar. Fui parar em uma sala cheia de obras de Artur Bispo do Rosário. Para muitos brasileiros, ele provavelmente já era conhecido, mas para esta imigrante que vos escreve o Bispo que encontrei no CCBB foi uma descoberta. Fiquei horas olhando bordados e colecões de objetos. Me lembrou a obra de Marcel Duschamp, mas quando descobri que se tratava de um paciente de manicómio que sofria de schizofrenia e catalogava o mundo respondendo a vozes "divinas" fiquei impressionada. Os bordados passam a sensação de urgencia que uma tarefa desse porte impõe. No manto da anunciação, Bispo escreveu os nomes de cada pessoa que teria de ser salva e eu tentei imaginar como seria isso de viver com o peso de salvar a história do mundo.
Ainda vou ao Rio um dia só para ver de novo essas obras, agora que descobri um pouco mais sobre essa doença e como ela afetou a vida de Bispo do Rosário. Entretanto no Youtube achei este video. A vida dele daria um belo filme.

http://www.youtube.com/watch?v=x9wc-_XoCcw

1 Comments:

At 2:35 PM , Blogger Fábio Yamaji said...

Oi AP, o blog parou?

Bejos...

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home