Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

25 April 2006

bomba humana


Todos os dias os jornais e a tv relatam efeitos de mais homens bomba que expiram levando inocentes junto com eles. Quando uso a palavra inocente, estou me referindo especificamente a pessoas que não estavam necessariamente planejando explodir naquele dia.
Os bomba suicida me impressionam e apavoram porque se dispõem a autodestruição por uma causa. Todos aprendemos que desde o inicio da humanidade o homem faz gerra, disputa territorio e poder e desenvolve tecnologia bélica com o objetivo de destruir seus adversários. A diferença aqui é essa auto destruição, a suprema doação da vida por um principio.
Imagino que para entender melhor este fenômeno (afinal de contas o instinto de sobrevivência é sublimado) precisamos entender algo bem mais profundo que é "a causa". Que ideais, que causas são essas que justificam a auto destruição? Todas as religiões pregam o principio de que a vida é preciosa e o "criador" nos incita a amar o próximo. Como se justifica então, perante o "criador" alguem que destroi vidas por ele criadas? Deve existir uma interpretação do tipo "amem o próximo, desde que seja igual a nós", ou "a eles dei vida, mas a usaram indevidamente". Uma leitura do Corão deve ajudar a entender como as interpretações de escrituras sagradas foram levadas ao extremo. O mesmo acontece com o cristianismo ou qualquer outro grupo religioso em suas vertentes fanáticas. Um amigo de faculdade que hoje trabalha na UN leu o Corão. Lembro de vê-lo debruçado sobre o livro durante o verão inteiro enquanto eu lia Tom Wolfe, e confesso que ainda tenho uma certa preguiça para investir nessa leitura. Mas, talvez seja inevitável.
Assistindo a reportagem na CNN vejo uma fila se formando. São voluntários a "suicide-bomber". A fila inclui mulheres e garotos de 18 anos. Esses garotos não estão em salas de aula, não estão fazendo planos para o futuro. Não possuem muitas opções, mas estão repletos de ideais. Eles explodem.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home