Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

18 December 2005

meu amigo mente

Aprendi a lidar com as pequenas mentiras que o flagro narrando de quando em quando, sempre sem deixar que ele perceba. Como quando ele pensou que a Norma Desmond era um personagem histórico e não inventado em um roteiro de hollywood. Ele perguntou se Norma alguma vez tentara levar Salome ao palco. Quando todos na mesa comentaram que Norma Desmond não existia a não ser por ter sido o papel mais marcante de Gloria Swanson, ele riu brincando"...eu sei, eu sei, eu quis dizer Gloria Swanson - eu sei que foi ela quem quis montar essa peça" Outro momento marcante foi quando a sua namorada apareceu um dia com o braço engessado, e lá pelas tantas a conversa se desviou para acidentes. Nunca o ser humano se assemelha ou aproxima tanto quando comparando sintomas. Duas vizinhas rivais se unem nos sintomas de labirintite, e nora e sogra nos de enxaqueca. E assim, trocavamos historias sobre nossos acidentes de percurso. A cicatriz no meu pé (de quando um espeto de churrasco escapou a mão de meu pai) estava dando o maior ibope, quando alguem lembrou que tinhamos uma campeã. A cicatriz na testa do Orlando. Obvio, como eu pude esquecer? Ele nos contou logo na primeira semana. A namorada dele nos olhava admirada: "a cicatriz na testa do Orlando? ... caiu de bicilete em cima de um vaso de flores quando tinha 8 anos. Levou 12 pontos..." A historia que conheciamos era outra, com ele aos 5 anos atravessando os himalaias em caravana e caindo de um cavalo sobre umas rochas pontudas. A irregularidade da cicatriz dava credibilidade a historia.
Suponho que as pessoas tem inumeros motivos para mentir. Alguns o fazem para mascarar a verdade outros para se esconderem dela. No caso de Orlando mentir é puro romantismo. As mentiras são a cirurgia plástica de sua alma. Ele emenda e estica os fatos até eles deixarem a verdade aceitável.
Ele sabe que sabemos? Não sei dizer. Continuamos fingindo admirar os episodios emcionates que nos conta. De certa forma, sei que estamos mentindo tambem. Mas, a verdade é tão cruel as vezes..... melhor deixar por isso mesmo.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home