Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

13 December 2005

good sampa

Algumas vezes me pergunto: porque viver numa das maiores cidades do mundo e conviver diariamente com transito, poluição (incluindo sonora e visual), crime randomico, pobreza..??? Em NY convivi com tudo isso, mas em troca estava em um dos maiores centros culturais do mundo. No Rio todos esses problemas se ampliam, mas a cidade se redime com sua estonteante beleza. Não conheço ninguem que tenha olhado a bahia de guanabara pela janela do avião sem sentir um aperto no peito. Buenos Aires pode estar cheia de argentinos em negação achando que são ingleses (eles tomam chá das 5 e tem um jornal diário completamente em ingles!!!!????!!!!), mas que a cidade é um colirio para o olho é inegável. Isso sem entrar nas maravilhas europeias. Mas, e São Paulo?
Depois de um periodo de mutua disconfiança, nós nos amamos e respeitamos. São Paulo e eu.
Por isso a lista abaixo.

Coisas Boas de Sampa
• Os Paulistanos – mesmo na correria, qualquer um pára e mostra o caminho a um visitante perdido. E aonde mais encontramos católicos, budistas, muçulmanos e judeus convivendo em tão perfeita harmonia? Ainda não vi em outro lugar essa tolerância.
• A vegetação – sempre alguma arvore está em flor. Podem reparar. No momento são os flamboyants.
• A Mostra de Cinema – Oportunidade rara e as vezes unica de assistir alguns filmes.
• Os museus – temos peças unicas e raras em museus como o MASP www.masp.art.br , MAM www.mam.org.br e Pinacoteca www.pinacoteca.sp.gov.br (pagina em construção, entretanto use: www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/cultura/museus_pinac.htm ) A Fundação Luiza e Oscar Americano http://www.fundacaooscaramericano.org.br/tem um belo acervo numa casa rodeada por arvores raras.
• A OSESP – www.osesp.art.br/ Sob a regencia e direção de John Neschling, esta orquestra não fica atras de nenhuma europeia ou americana. Motivo de orgulho para nós paulistanos.
• A Livraria Cultura – www.livrariacultura.com.br Aqui, você pode achar os livros da lista do NYTimes, Dom Quixote em espanhol, Ulysses em ingles, encomendar livros raros ou dificeis de achar, dvds e cds, e ainda ter descontos incriveis em tudo com o sistema de pontos “mais cultura”. O cafézinho tambem é show.
• Jardim Zoologico – Por ter uma area tão extensa e o clima ser tão ameno, é considerado um dos melhores jardins zoologicos situados em grandes metropolis. www.zoologico.sp.gov.br/
• Os Arredores – a 1 hora de distancia temos lugares como Atibaia (montanhas) e Guaruja (praias) agradando a todos os gostos.
• Gastronomia – Por ter acolhido pessoas do mundo inteiro, SP hoje pode se orgulhar de ter os restaurantes mais diversas e autenticas culinarias: japonesa, portuguesa, italiana, siria, judaica, francesa, espanhola chinesa, entre outras.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home