Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

13 February 2008

esse tal de barack

Sou gringa, e meu voto é da Hillary.
Decidi assim porque conheço o trabalho que ela tem feito como senadora. Conheço a integridade dela como figura popular, e confio no bom senso dela para dar aos USA a virada que o país precisa, depois de tudo o que temos visto acontecer. Mas acima de tudo isso, preciso confessar que o que mais me agrada é a ideia de ter um Clinton na White House. Me anima a experiencia que ele agrega, somada ao histórico do seu legado.
Mas hoje fui assistir uns videos de Barack Obama discursando. Fiquei encantada com ele. Que pessoa carismática, inteligente, e sensata. Lembrou-me do que eu amo nos USA, que é justamente essa ideia de que qualquer pessoa tem o direito a ser ouvida, pelos méritos do trabalho duro e constante que ela desenvolve. Cheguei a ficar comovida com as palavras dele, sobre esperanca e mudança. Me parece cada vez mais certo que no fim, ele seja o candidato democrata, e que seja ele a enfrentar o ex-soldado, ex-pastor, seguidor de Bush, republicano radical - McCain. De um lado, o jovem negro prega a esperanca e mudança. Do outro, o conservador oferece a manutenção do status quo, e sugere que os USA mergulhem em uma era da qual levaremos decadas para sair.
O senador de Illinois tem um nome estranho - parece Osama (bin laden). E Barack rima com Iraq (o país nemesis). E ele é negro, e jovem. Não consigo imaginar os "fellow americans" abraçando como presidente um negro. Com um nome desses. Tão jovem. E que pena.
Ainda torço pela Hillary, não perdi minhas esperanças.
Mas a questão é: para que lado a america vai pender? Para um homem jovem negro filho de uma mistura racial e de um pai estrangeiro? Ou para uma mulher durona, super forte e capaz? Ou será que vamos continuar com a pior das hipoteses? O velho radical religioso ex-militar?

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home