Girl From Sao Paulo

"you are crossing the tropic of capricorn".

09 December 2007

as vidas dos outros


Fui ver este filme hoje.
Sem espectativas, e em uma sala de cinema quase vazia.
Ultimamente, ir ao cinema tem sido bem dificil para mim, por conta um habito que complica a minha capacidade de me envolver na história. Esse hábito tem a ver com falta de capacidade de manter a concentração se alguem ao meu redor conversa durante o filme. E parece que no geral, as pessoas não vêm necessidade de manter o silencio e se absorver no que acontece na tela. Este é um problema para o qual ainda não consegui achar solução. Portanto, tenho limitado minhas idas ao cinema. Estou ficando velha e chata, talvez.
Mas hoje, consegui escolher um filme que atraiu pessoas que realmente foram para o assistir. Só no final eu percebi que o cinema esteve quieto, e as pessoas observaram a tela com aquela avidez que eu mesma julgava não ser mais possivel em um cinema comum, e sem estarmos na Mostra rodeados por outros cinefilos.
Como uma sinfonia bem cadenciada, a historia vai se desenvolvendo e os personagens se revelam. No final, sai do cinema sentindo uma espécie de inspiração que raramente sinto. Tenho vontade de fazer um filme. A ultima vez que senti isso foi quando assisti "Fale Com Ela". Ou "Pequena Miss Sunshine".
A história passa-se na fase final do regime comunista que dominou a Alemanha Ocidental por mais de 40 anos. Conta a história de dois homens que para serem honestos perante si mesmos e perante o sistema que apoiam, precisam recorrer a atos desonestos e infieis ao proprio sistema. Não vou entrar em detalhes sobre o filme, para não entregar a história que merece ser vista em primeira mão por quem quiser.
Primeiro filme de Florian Henckel Von Donnersmarck
Talvez seja o meu filme favorito deste ano.

2 Comments:

At 1:47 PM , Anonymous Anonymous said...

Ana, também tenho grande dificuldade em assistir a um filme com pessoas conversando, é horrível. Inclusive prefiro ir ao cinema sozinha pra não correr o risco de o acompanhante falar comigo.
Mas uma coisa certa. Devemos escolher a sala de cinema certa. É muito mais provável que exista burburinho em salas de shopping ou multiplex. As salas ditas " de arte" costumam atrair pessoas cinematograficamente educadas.
E mais... Faça um filme! Ou tente... Porque não?

 
At 1:41 AM , Blogger Fábio Yamaji said...

Belo filme. Eu não esperava nada e me surpreendi. E também gosto muito do ator principal, que fez "Funny Games" do Haneke (e aliás, ele morreu recentemente).

Faça um filme, AP. Eu gostaria muito de ver um filme seu. Te ajudo no que for preciso.

Beijos...

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home